segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem
Texto: Avestruz 

Autor : Mário Prata

Público alvo : 5ª série/ 6º ano

Aulas previstas : 6 aulas

Objetivos: compreensão do texto, análise reflexiva, reconhecimento da tipologia              narrativa, com ênfase em crônicas.

Conteúdos: elementos da narrativa :personagens, enredo, tempo, espaço e foco narrativo.

Competências e habilidades
-Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato de gênero, tema ou assunto principal;
-Estabelecer relações de causa/consequência, relativa a um fato referido pelo texto e a consequência está explícita.
-Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica;
-Inferir informação pressuposta ou subentendido em um texto literário com base em sua compreensão.

 Estratégias
-Checagem de hipóteses;
-Levantamento de conhecimentos prévios;
-Comparação de informações;
-Percepção das relações de intertextualidade;
-Percepção das relações de interdiscursividade;
-Percepções de outras linguagens.

  Recursos
-Pesquisa na internet
-Livros relacionados
-Caderno do aluno
-Vídeos (youtube) desenho animado – woody Woodpecker-Turma do Pica Pau – Samuel- O Ovo do Avestruz E Eu.mp4
-Fotos e recortes
-Música :X-tudo E O Avestruz de Hélio Ziski
-Filmes sugeridos: Os pinguins do papai e Harry, um hóspede do barulho
      

Avaliação
-Habilidade de leitura e capacidade de compreensão;
-Verificar se o aluno conseguiu identificar os elementos da narrativa ;
-Avaliação processual            
Referências:
Letramento e capacidades de leitura para a cidadania, Roxane Rojo LAEL/PUC-SP

Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita-elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona), Joaquim Dolz & Bernard Schneuwly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário