Situação
de Aprendizagem
Texto: Avestruz
Autor : Mário Prata
Público
alvo : 5ª série/ 6º ano
Aulas
previstas : 6 aulas
Objetivos: compreensão do texto, análise
reflexiva, reconhecimento da tipologia narrativa, com ênfase em crônicas.
Conteúdos: elementos da narrativa :personagens,
enredo, tempo, espaço e foco narrativo.
Competências
e habilidades
-Identificar
a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato de
gênero, tema ou assunto principal;
-Estabelecer
relações de causa/consequência, relativa a um fato referido pelo texto e a
consequência está explícita.
-Organizar
os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica;
-Inferir
informação pressuposta ou subentendido em um texto literário com base em sua
compreensão.
Estratégias
-Checagem
de hipóteses;
-Levantamento
de conhecimentos prévios;
-Comparação
de informações;
-Percepção
das relações de intertextualidade;
-Percepção
das relações de interdiscursividade;
-Percepções
de outras linguagens.
Recursos
-Pesquisa
na internet
-Livros relacionados
-Caderno
do aluno
-Vídeos
(youtube) desenho animado – woody Woodpecker-Turma do Pica Pau – Samuel- O Ovo do
Avestruz E Eu.mp4
-Fotos e
recortes
-Música :X-tudo E O Avestruz de Hélio Ziski
-Filmes
sugeridos: Os pinguins do papai e Harry, um hóspede do barulho
Avaliação
-Habilidade
de leitura e capacidade de compreensão;
-Verificar
se o aluno conseguiu identificar os elementos da narrativa ;
-Avaliação
processual
Referências:
Letramento
e capacidades de leitura para a cidadania, Roxane Rojo LAEL/PUC-SP
Gêneros
e Progressão em expressão oral e escrita-elementos para reflexões sobre uma
experiência suíça (Francófona), Joaquim Dolz & Bernard Schneuwly.
Nenhum comentário:
Postar um comentário