domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Texto Avestruz

Situação de Aprendizagem
Texto: Avestruz (Mário Prata)
Tempo previsto: 5 aulas
Série/ Ano: 7ª série/ 8º ano
Objetivo: Ler e reconhecer o gênero crônica e suas características.
Conteúdo temático: Leitura da crônica “Avestruz” de Mário Prata e estudo da estrutura do gênero crônica.
Competências e habilidades:
- Ler;
- Analisar;
- Discutir;
- Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em informações contidas no título;
- Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em sua compreensão local e global;
- Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto;
- Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto com base na sua compreensão local e global.
Estratégias:
- Explorar o título para ativar o conhecimento de mundo. Questionar o aluno:
                * Você já viu um avestruz?
                * Conhece seus costumes, sua alimentação, seu habitat natural?
- Após a leitura, recontar o texto com suas palavras.
- Fazer um levantamento das palavras desconhecidas e por meio de inferência deduzi-las, e assim, questioná-los sobre as mensagens implícitas na crônica.
- Apresentar o gênero crônica e reconhecer características específicas do gênero no texto “Avestruz”.
- Levantar questões sobre as características dos animais domésticos e os cuidados necessários.
                * Você tem um animal doméstico (gato, cachorro,pássaro, ...)?
                * Quais são os cuidados que se deve ter com ele?
                * De que ele se alimenta?
                * Você já viu o tamanho de um avestruz? Seria possível criá-lo em sua casa?
- Debater o que é uma adoção responsável e verificar quais as possibilidades de adotar esses tipos de animais (avestruz, gaivotas, urubus).
- Estimulá-los a associar o tema e gênero a outros recursos que conhecem (músicas, filmes, imagens).
                *Indicação de filmes para comparação: As aventuras de Pi e Compramos um zoológico.
Recursos:
Cópia do texto, imagem do avestruz, sala de vídeo.
Avaliação:
Processual ( participação dos alunos no desenvolvimento da situação de aprendizagem).
Referências Bibliográficas:
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).
Rojo, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.São Paulo:SEE:CENP,2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário