PROFESSORA : Jussara Oliveira
TEXTO “PAUSA” ( MOACYR SCLIAR )
TEMPO PREVISTO: 06 Aulas PÚBLICO ALVO: 8ª Série/9º Ano
OBJETIVO: O aluno deve reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase em conto; explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
CONTEÚDO TEMÁTICO: Elementos da narrativa, leitura de narrativa.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.
ESTRATÉGIA: Análise e comparação do conto em diferentes mídias, fazendo intervenções por meio de estratégias de leitura.
1) Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses – Fazer o levantamento de hipóteses com base no título “Pausa”.
2) Localização de informações; comparação de informações; generalizações - Quais são as personagens? Qual é o foco narrativo?
3) Produção de inferências locais; produção de inferências globais - Por que você acha que Samuel sai todos os domingos pela manhã?
4) Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura - Qual o conflito apresentado no texto? O desfecho corresponde à expectativa do leitor?
5) Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade - Relacione o poema de Fernando Pessoa “ Quero tudo novo de novo” com o texto lido.
6) Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos - Com base na letra da música do Titãs “Epitáfio”, aponte as semelhanças com o texto “Pausa”.
RECURSOS : Cópias dos textos, DVD, som, sala de informática (pesquisa no you tube).
AVALIAÇÃO : Elaborar uma encenação sobre a situação apresentada no texto.
Referências Bibliográficas:
Rojo, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.São Paulo:SEE:CENP,2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário