domingo, 16 de junho de 2013

                             SITUAÇÃO   DE   APRENDIZAGEM

                              PROFESSORA :  Jussara Oliveira 
                                TEXTO   “PAUSA”   ( MOACYR   SCLIAR )

TEMPO PREVISTO:  06  Aulas                  PÚBLICO ALVO:  8ª Série/9º Ano
OBJETIVO: O aluno deve reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase em conto; explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
CONTEÚDO TEMÁTICO:  Elementos da narrativa, leitura de narrativa.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.
ESTRATÉGIA: Análise e comparação do conto em diferentes mídias, fazendo intervenções por meio de estratégias de leitura.
1)      Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses  – Fazer o levantamento de hipóteses com base no título “Pausa”.
2)      Localização de informações; comparação de informações; generalizações  -  Quais são as personagens? Qual é o foco narrativo?
3)      Produção de inferências locais; produção de inferências globais  -  Por que você acha que Samuel sai todos os domingos pela manhã?
4)      Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura  -  Qual o conflito apresentado no texto? O desfecho corresponde à expectativa do leitor?
5)      Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade  -  Relacione o poema de Fernando Pessoa “ Quero tudo novo de novo” com o texto lido.
6)      Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos  -  Com base na letra da música do Titãs “Epitáfio”, aponte as semelhanças com o texto “Pausa”.
RECURSOS : Cópias dos textos, DVD, som, sala de informática (pesquisa no you tube).
AVALIAÇÃO : Elaborar uma encenação sobre a situação apresentada no  texto.

Referências Bibliográficas:


Rojo, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.São Paulo:SEE:CENP,2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário