A leitura nos propicia o prazer, o conhecimento, abre novos horizontes. E a prática da leitura iniciada e incentivada desde a infância tem papel fundamental para a formação de um bom leitor. Tive uma infância cercada por livros, a casa dos meus avós maternos era uma verdadeira biblioteca. E o que mais me chamava a atenção era a coleção infantil de Monteiro Lobato, e o meu preferido era "As Reinações de Narizinho", e confesso que gosto até hoje.
Lembro-me também da minha mãe incentivando-me a ler e lendo para mim trechos de "Peter Pan" e "As viagens de Gulliver".
Na época da escola (Ensino Fundamental I) um livro que li e gostei foi "Os pequenos jangadeiros" da Série Vagalume, a professora pediu para lermos e fazermos prova. Após essa fase, durante parte da adolescência, não cumpri bem o meu papel de leitora, mas aproximadamente pela metade do Ensino Médio voltei a interessar-me pelos livros, gostava das histórias de suspense de Agatha Christie, Sidney Sheldon, Danielle Steel. Até, enfim, com um maior "amadurecimento leitor" comecei a interessar-me e gostar das literaturas brasileira e portuguesa, que na época da escola eu insistia em rejeitar.
Hoje, gosto de ler tanto por prazer quanto para me atualizar, informar, e procuro despertar esse gosto em meus alunos. Procuro mostrar para eles a importância da leitura desde um texto mais simples (folhetos informativos, outdoors, gibis) até textos ou livros mais complexos (notícias, literaturas,etc).
Bianca
Bianca
Olá Bianca, gostei muito do seu relato. A leitura é essencial para a formação de qualquer profissional. Entretanto, o prazer estético que desenvolvemos com a leitura de fruição, principalmente na infância, marca-nos profundamente a nossa trajetória de vida.
ResponderExcluirA sua mãe, como a minha, contribuíram muito para a nossa formação leitora. E isto, só vem a corroborar a importância da família para o desenvolvimento intelectual da criança, pois muito se aprende pelo exemplo acompanhado pelo afeto. Um grande abraço!!!!
Jussara
Este poema, de minha autoria, foi escrito para o livro AMOR ENTRE GÊNEROS, "fruto" do projeto "Ampliando Conhecimento" que tem por objetivo desenvolver a criatividade literária dos educandos da rede pública de ensino
ResponderExcluirREFAZENDO O CAMINHO
Quando nasci, um anjo do conhecimento.
Desses que vive nas escolas.
Disse: vai, vai ser professora.
Entre o giz e a internet.
O aluno divide atenções.
E o professor angustiado e frustrado
pergunta-se:
E agora José?
Você que se preparou
para ensinar.
Você que sonhou em mudar vidas,
levar conhecimentos,aprimorar o ser....
E agora?
Como transpor essa pedra no meio do caminho?
Uma flor nasceu na escola...
Eis que surge a Esperança e o amor!
Amor entre gêneros
Amor pelas palavras que
traduz em emoção
versos, contos, cartas, crônicas e fábulas.
Amor que se traduz em SER
Aluno, Professor, Poeta...
Poema inspirado nos versos de Carlos Drummond de Andrade
"Poema de sete faces", " José", " A flor e a náusea" e "No meio do caminho
Olá,Jussara
ExcluirParabéns pelo poema. Realmente o amor e o prazer pela leitura transforma o SER.
Bianca