Situação de Aprendizagem – Conto: Pausa (Moacyr Scliar)
Público-alvo: 9º Ano.
Duração: 05 aulas.
Objetivo: Levar o aluno a perceber o tema e inferir as relações do
cotidiano, utilizando dois gêneros diferentes (intencionalidade e
intertextualidade).
Conteúdo:
-
Conto “Pausa”.
-
Filme “O ano em que meus pais saíram de férias”.
-
Verbos no pretérito.
Habilidades:
-
Perceber outras linguagens para exposição de um
mesmo tema.
-
Inferir: tema, situação de produção e
intencionalidade.
-
Identificar o tempo verbal predominante
(pretérito) para relacionar com a intencionalidade
Metodologia / Estratégias:
-
Atividades prévias (orais): levantamento prévio
com questões sobre conhecer o filme e o conto, o que sugerem os títulos, qual a
expectativa com relação ao filme e ao conto; exposição de ideais, pensamentos,
compartilhamento de opiniões.
-
Exibição do filme “O ano em que meus pais saíram
de férias”.
-
Leitura do Conto “Pausa” de Moacyr Scliar.
-
Discussão oral em torno do tema, da
intertextualidade, da intencionalidade e da situação de produção do conto e do
filme.
Provocar o raciocínio com perguntas pertinentes que levem os
estudantes a verificar a semelhança do tema em contextos diferentes de
produção, em gêneros textuais diferentes, a intenção, intertextualidade e as
situações de produção – o docente aqui deve ser o mediador e orientador para
que tanto as perguntas como as respostas (roda de conversa) permitam o
desenvolvimento das habilidades propostas.
Avaliação: participação e interação; cheecagem do porquê do uso dos
verbos no pretérito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário