domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem – Conto: Pausa (Moacyr Scliar)
Público-alvo: 9º Ano.
Duração: 05 aulas.
Objetivo: Levar o aluno a perceber o tema e inferir as relações do cotidiano, utilizando dois gêneros diferentes (intencionalidade e intertextualidade).
Conteúdo:
-          Conto “Pausa”.
-          Filme “O ano em que meus pais saíram de férias”.
-          Verbos no pretérito.
Habilidades:
-          Perceber outras linguagens para exposição de um mesmo tema.
-          Inferir: tema, situação de produção e intencionalidade.
-          Identificar o tempo verbal predominante (pretérito) para relacionar com a intencionalidade
Metodologia / Estratégias:
-          Atividades prévias (orais): levantamento prévio com questões sobre conhecer o filme e o conto, o que sugerem os títulos, qual a expectativa com relação ao filme e ao conto; exposição de ideais, pensamentos, compartilhamento de opiniões.
-          Exibição do filme “O ano em que meus pais saíram de férias”.
-          Leitura do Conto “Pausa” de Moacyr Scliar.
-          Discussão oral em torno do tema, da intertextualidade, da intencionalidade e da situação de produção do conto e do filme.
Provocar o raciocínio com perguntas pertinentes que levem os estudantes a verificar a semelhança do tema em contextos diferentes de produção, em gêneros textuais diferentes, a intenção, intertextualidade e as situações de produção – o docente aqui deve ser o mediador e orientador para que tanto as perguntas como as respostas (roda de conversa) permitam o desenvolvimento das habilidades propostas.
Avaliação: participação e interação; cheecagem do porquê do uso dos verbos no pretérito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário